1.21.2014

O você vai fazer quando crescer?




Bom, começo do ano, se você é adolescente e principalmente, se está cursando o Ensino Médio existe uma pergunta que não quer calar: “Qual faculdade você vai fazer?”. Eu nunca fui uma que teve certeza do que ia fazer desde sempre, se você é como eu, sabe do que eu to falando. Existem vários fatores que te deixam na dúvida, porque cada pedacinho seu quer uma coisa. Tem o que o coração fala, tem o que o bolso fala, tem o que a família fala, tem o que os amigos falam, e todos eles são diferentes! Mas vou te contar um segredo, ouvir o coração sempre é uma boa escolha. Não adianta nada você querer seguir uma profissão porque aparentemente vai lhe dar uma boa condição de vida. Não adianta ouvir as outras pessoas, porque mesmo que elas te conheçam muito bem, ninguém pode te dizer o que você gosta ou não gosta. A profissão vai te dar uma boa condição de vida dependendo do quanto você se dedica a ela, e quem vai se dedicar a uma profissão que não gosta? Não tem como. E se achar uma forma, o bolso vai ficar cheio mais e o coração? Você realmente quer fazer uma coisa que não gosta pro resto da sua vida?
Meu professor de Filosofia e Sociologia sempre fala com os 1° anos que não importa o que você escolher como profissão, o que importa é se é o que você realmente gosta ou não. Ele disse que quando foi fazer faculdade de Filosofia, o irmão dele estava fazendo advocacia. E a família inteira disse que ele tinha que ser que nem o irmão, escolher uma profissão que desse dinheiro, que ele ia ficar filosofando pelos cantos sem emprego e “não sei mais o que”. Agora ele é um professor excelente, muito feliz (sabe aquelas pessoas que você sabe que fazem o que gosta porque os olhos brilham enquanto faz? Ele é assim!), ganha muito bem obrigada (a gente sabe disso porque tem sempre fotos dele e da esposa viajando por ai nas férias). E ele conta que até ganha mais que o irmão, e toda a família teve que morder a língua.
E ai, vai escolher fazer uma profissão que todo mundo quer que você faça, e poder ser infeliz nela; ou vai escolher o que você ama e fazer todo mundo morder a língua?
Tudo bem que você não saiba muito bem o que fazer, mas e daí? Escolhe uma que lá dentro da faculdade, você descobre a sua paixão! Eu por exemplo, vou fazer isso!
Boa sorte a todos vocês! 



Por : Anna Moniz.

4 comentários:

  1. In love pelo texto ♥
    Mt bom ;)

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tem o que o coração fala, tem o que o bolso fala, tem o que a família fala, tem o que os amigos falam, e todos eles são diferentes!

    Tudo o que estou vivendo agora

    ResponderExcluir